terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Cora Coralina

Nasceu em Goiás,em 20/08/1889,ela começou a escrever poemas e contos aos 14 anos, cursou apenas até a terceira série do primário.Cora Coralina, é pseudônimo de Ana Lins do Guimarães Peixoto Brêtas, é a grande poetisa do Estado de Goiás e somente conseguiu publicar seu primeiro livro , Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais aos 75 anos ,em 1965. Mãe de quatro filhos tornou-se também doceira para sustentar os filhos depois que o marido,morreu, em 1934.Em 1983,ganhou o Prêmio Juca Pato com o livro Vintém de Cobre – Meias Confissões de Aninha.Faleceu em 10/04/1985
ALGUNS LIVROS DA AUTORA:
Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais - Foi o primeiro livro da autora , 1965;

Estórias da Casa Velha da Ponte , 1985

Meninos Verdes (infantil), 1986





Assim eu vejo a vida                                                

A vida tem duas faces:                                                    
Positiva e negativa
O passado foi duro
mas deixou o seu legado
Saber viver é a grande sabedoria
Que eu possa dignificar
Minha condição de mulher,
Aceitar suas limitações
E me fazer pedra de segurança
dos valores que vão desmoronando.
Nasci em tempos rudes
Aceitei contradições
lutas e pedras
como lições de vida
e delas me sirvo
Aprendi a viver.


Cora Coralina



Nenhum comentário:

Postar um comentário